segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como enviar livros pelo correio?



  Já queria fazer um pequeno texto pra ajudar as pessoas que - como aconteceu comigo - começaram a mandar livros pelo correio e não tinham ninguém pra dar umas dicas. Espero que sirva pra ajudar em alguma coisa.
  A forma mais simples e barata de enviar livros pelo correio (dúvida comum principalmente de quem é iniciante no SKOOB, e deseja mandar seus livros seja pelo sistema PLUS ou pelo Livro x Livro) é mandá-lo como Impresso Registrado.
  O livro, sendo enviado como Impresso, é pesado numa balança e de acordo com seu peso,  é dado o valor de envio. Pode-se ver nessa tabela [http://www.correios.com.br/precosPrazos/precosPrazosNacionais/impresso.cfm] a relação peso/preço fornecida no site dos correios. 
  Uma coisa muito importante é fazer o Registro Módico do livro, que é usado para rastreá-lo e para que diminuam as chances dele se ‘perder’ no meio da entrega. O valor é de R$1,40 (não sei se muda de acordo com a região em que se mora, mas no RJ o valor é esse), e ao fazê-lo, vem registrado na notinha um código de rastreamento, que você pode conferir no próprio Skoob (no caso da troca ter sido feita pelo plus) ou pode inserir o código no site dos Correios [http://www.correios.com.br/servicos/rastreamento/rastreamento.cfm].
  Se achar necessário - ou se for uma pessoa muito precavida - também pode pedir o Valor Declarado, que corresponde a pagar 1% do valor correspondente ao livro - por exemplo: Se declarar que o livro que você está enviando custou R$50,00, você pagará 1% deste valor para o caso dele extraviar, se perder ou sofrer algum dano no meio da entrega. Assim você é ressarcido de seu prejuízo. 

  Para evitar de ter que deixar um dos lados de seu pacote exposto -o livro deve ser embalado em papel pardo-, como fui instruída a fazer pelos funcionários do Correio, que explicaram que para se enviar um livro como Impresso deve-se deixar um dos lados do pacote ‘aberto’ para que eles possam ‘ter certeza’ de que é mesmo um livro e não outra coisa qualquer, basta escrever na parte da frente do pacote “Impresso Fechado, pode ser aberto pela ECT”, o que deixa o livro mais protegido, e lá eles fazem uma pequena abertura para verificação.





  Algumas fotos do livro embalado em papel pardo e pronto para ser enviado como Impresso  Registrado
  Nome e endereço do Destinatário na parte da frente do pacote, junto com o aviso de ser um Impresso Fechado (verifique se na sua cidade/estado é necessário algum tipo de requerimento para ter permissão de enviar desse modo). Na parte de trás vão o nome e endereço do Remetente. 


6 comentários:

  1. Ajudou muito, linda! Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu queria mandar uns livros então decidi pesquisar em vários lugares antes de paga uma nota! Aí vi em outro site que deveria ser escrito "Registro Módico" e em outros, como o seu "Impresso Fechado". Eu devo escrever os dois? Fiquei com essa dúvida. Ou é um de cada vez? É a mesma coisa? AUSHAUHS
    Essa dúvida ainda pairou ao ar.
    Poderia esclarecer?
    Muuuito obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena! Não é a mesma coisa não, o registro módico é o código que vai ser rastreado pelos correios, e você escreve pra saberem que você solicitou esse serviço. Eu nunca precisei escrever porque os correios daqui já colocam a etiqueta com o registro, mas se você se sentir mais segura, pode escrever! Impresso fechado é a forma do seu envio, e você escreve pra especificar mesmo. Espero que tenha ajudado!

      Excluir